A Empresa

Somos uma multinacional brasileira do setor de cosméticos, higiene e beleza, fundada em 1969. Com a marca Natura, além do Brasil, temos negócios em: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru (e, na Bolívia, atuamos por meio de um distribuidor local). No mercado brasileiro, lideramos a venda direta e estamos expandindo nossa atuação no varejo, com lojas próprias e parcerias com redes de farmácias. Investimos também em uma crescente plataforma digital.

Temos cerca de 7 mil colaboradores, e nossos produtos são vendidos por 1,8 milhão de consultoras. Contamos com fábricas próprias em Cajamar (SP) e Benevides (PA), além de produção terceirizada na Argentina, na Colômbia e no México. A estrutura logística inclui um hub em Itupeva (SP) e nove centros de distribuição – o mais recente deles, inaugurado em 2016, na Argentina. Nossa presença internacional também engloba a marca de origem australiana Aesop, que no final de 2016 foi integralmente adquirida pela Natura.

A nossa atuação é orientada pelo bem estar bem, que é a relação harmoniosa do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o todo. Ao longo de nossa trajetória, aprofundamos o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Como empresa, criamos o desafio de gerar impacto positivo financeiro, social, cultural e ambiental, consolidado na Visão de Sustentabilidade 2050, lançada em 2014. No mesmo ano, fomos a primeira companhia de capital aberto a se tornar Empresa B (ou B Corp). Estamos concluindo o processo de renovação dessa certificação, que identifica um movimento global de empresas que dão o mesmo valor a seus resultados econômicos e socioambientais. 

Unimos o design sustentável ao conhecimento tradicional e científico para o desenvolvimento de produtos, num modelo de inovação aberta – que envolve uma rede de parceiros nacionais e globais. Atuamos em conjunto com fornecedores para reduzir o impacto de nossos produtos, desenvolvendo a cadeia de uso de materiais reciclados, como PET e vidro. Mais de 80% de nossas fórmulas são vegetais – renováveis, portanto –, e nos relacionamos com cerca de 2 mil famílias da região amazônica para obtenção de ativos da biodiversidade brasileira, incentivando técnicas produtivas que contribuem para a conservação de 256 mil hectares de floresta em pé.

Última atualização em 2017-12-05T14:42:44