Glossário

A

Abihpec
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

AGOE
Assembleia Geral Ordinaria e Extraordinaria.

APIMEC
Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. É uma associação civil sem fins lucrativos. Congrega analistas do mercado de capitais e relacionados, promovendo atividades socioculturais que objetivam a integração, formação e especialização de seus associados.

B

BM&FBOVESPA
É uma companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes.

BR GAAP
Brazilian Generally Accepted Accounting Principles. Princípios de contabilidade adotados no Brasil.

C

CAGR
Taxa composta de crescimento anual.

CD
Centro de Distribuição.

CDI
Certificado de depósito interbancário.

CN
Revendedoras autônomas, que não têm relação de emprego com a Natura, também chamadas Consultoras Natura.

CND

Revendedoras autônomas, que não têm relação de emprego com a Natura e que utilizam o espaço da Rede Natura como plataforma de vendas.

CNO
Revendedoras autônomas, que não têm relação de emprego conosco, e apoiam as Gerentes de Relacionamento em suas atividades.

COMEX
Comitê Executivo da Natura.

Comunidades Fornecedoras
Comunidades de agricultores familiares e extrativistas de diversas localidades do Brasil – majoritariamente da Região Amazônica das quais são extraídos de forma sustentável insumos da sociobiodiversidade utilizados em nossos produtos. Estabelecemos com essas comunidades cadeias produtivas que se pautam pelo preço justo, repartição de benefícios pelo acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais associados e apoio a projetos de desenvolvimento sustentável local. Esse modelo de negócio tem se mostrado efetivo na geração de valor social, econômico e ambiental para a Natura e para as comunidades.

Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários (CCVM)
São instituições que intermediam a compra e venda de ações e títulos.

CVM
Comissão de Valores Mobiliários.

D

E

EBITDA
Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido.

Estatuto Social
Conjunto de normas e regras em que se fixam os princípios institucionais ou orgânicos de uma coletividade ou corporação, pública ou particular.

F

Free-Float
Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação no mercado.

FV
Força de Vendas.

G

GEE
Gases de Efeito Estufa.

GR
Gerente de Relacionamento.

H

I

IFRS
International Financial Reporting Standard. Princípios contábeis internacionais.

INA
Índice de Não Atendimento.

Índice de Inovação
Participação nos últimos 12 meses da venda dos produtos lançados nos últimos 24 meses.

Instituto Natura
É uma organização sem fins lucrativos criada em 2010 para fortalecer e ampliar nossas iniciativas de Investimento Social Privado. Sua criação nos permitiu potencializar os esforços e investimentos em ações que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino público.

IPO
Oferta Pública Inicial. É a primeira oferta pública de ações de uma empresa.

ITR
Informações trimestrais. Documento contábil que as empresas devem encaminhar à CVM.

J

K

L

M

Market Share
Participação no mercado.

Mercado Alvo
Referente aos dados de mercado alvo da SIPATESP/Abihpec. Considera somente os segmentos nos quais a Natura opera. Exclui fraldas, itens de higiene oral, tintura para cabelo, esmaltes, absorventes dentre outros.

N

NASP
Natura São Paulo.

NDRS
Non Deal Road Show. Evento para divulgação da empresa ou de seus produtos em outras regiões.

O

Operações em Consolidação
Agrupamento das operações: Argentina, Chile e Peru.

Operações em Implantação
Agrupamento das Operações: Colômbia e México.

P

PLR
Participação nos Lucros e Resultados.

Programa Natura Crer Para Ver
Linha especial de produtos não cosméticos, cujo lucro é revertido para o Instituto Natura. Nossas Consultoras e Consultores se engajam nas vendas em prol de seu benefício social, sem obter ganhos.

Projeto Trilhas
Lançado em 2009, tem o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade.

Q

R

Rede de Relações Sustentáveis
Modelo Comercial adotado no México que contempla oito etapas de avanço da consultora: Consultora Natura, Consultora Natura Empreendedora, Formadora Natura 1 e 2, Transformadora Natura 1 e 2, Inspiradora Natura e Associada Natura. Para ascender na atividade, é preciso atender a critérios de volume de vendas, atração de novas consultoras e – como diferencial dos demais modelos existentes no país – desenvolvimento pessoal e de relações socioambientais na comunidade.

Repartição de Benefícios
Com base na Política Natura de Uso Sustentável da Biodiversidade e do Conhecimento Tradicional Associado, é utilizada a premissa de repartir benefícios sempre que percebermos diferentes formas de valor nos acessos que realizamos. Sendo assim, uma das práticas que definem a forma como esses recursos serão divididos é associar pagamentos ao número de matérias-primas produzidas a partir de cada planta e ao sucesso comercial dos produtos para os quais essas matérias-primas servem de insumo.

S

Sipatesp/Abihpec
Sindicato da Indústria de Perfumarias de Artigos de Toucador do Estado de São Paulo / Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Stakeholders
Todos que tem interesse ou alguma interface com a empresa, como clientes, fornecedores, acionistas, governo, entre outros.

T

Tag-along
É o direito dado aos acionistas minoritários de em caso de reestruturação acionária, receberem 100% do valor acordado com os controladores.

U

V

VP
Vice-Presidência.

W

X

Y

Z

Última atualização em 2015-06-19T16:43:34