História

1969

Em 28 de agosto desse ano, Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda em sociedade com Jean Pierre Berjeaout, que viria a se chamar Natura em poucos meses, devido à participação de ativos vegetais na composição dos produtos.

1970

Nossa primeira loja foi aberta na Rua Oscar Freire. O atendimento era feito pelo próprio fundador, Luiz Seabra.   A Rua Domingos de Moraes, na Vila Mariana, São Paulo, foi o primeiro endereço da nossa fábrica, que na época possuía menos de dez colaboradores.

1976

Lançamento do primeiro catálogo de vendas com informações detalhadas sobre a forma de utilizar os produtos. Transformou-se em uma ferramenta importante para as consultoras e consultores no atendimento de seus clientes.

1980

Forte crescimento baseado na expansão regional e no portfólio de produtos. Produtos cosméticos com Refil.

1989

Lançamento da linha Sistema de Proteção Solar UV.AB, que combinou produtos que agiam em dois níveis: proteção na superfície e proteção em profundidade, ajudando a combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Os produtos saíram de linha em 1996.

Nosso  símbolo transformou-se em uma rosácea, que representava a união das empresas que formavam o Sistema Natura – Natura, Meridiana, Yga, Pró-Estética e L'Arc en Ciel.

1990

Publicamos nossa Razão de Ser (compromisso com o bem-estar/estar bem) e nossas Crenças: a importância das relações, o compromisso com a verdade, o aperfeiçoamento contínuo, o estímulo à diversidade, a valorização da beleza sem estereótipos e a empresa como promotora do enriquecimento social.

A linha Chronos surgiu da crença de que a beleza deve estar livre de qualquer tipo de preconceito e padrão e de que as mulheres devem encontrar e valorizar a sua própria beleza. As campanhas publicitárias, veiculadas a partir de 1996, foram inovadoras ao trazer, pela primeira vez, em comerciais de cosméticos, mulheres reais, de várias idades - a Mulher Bonita de Verdade.

  • Expansão Internacional.
  • Fundação do Instituto Ethos.
  • Programa Crer para Ver

1993

Mamãe e Bebê nasceu para celebrar e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o amor fundamental.  Lançada em outubro desse ano, a linha apresenta produtos e métodos de aplicação capazes de estreitar os laços entre mães e filhos, promovendo por meio de técnicas de massagem o toque e a comunicação entre eles. Composta por produtos para a gestante e para o bebê, totalmente isentos de álcool e corantes, tornou-se marca registrada da linha. Para divulgar a importância da massagem para o bem-estar do bebê e também o conceito da linha, desenvolvemos uma bula com informações completas sobre os produtos e elaboramos o Método Integrado de Massagem, um folder ilustrado com fotos e descrições detalhadas. As massagens indicadas no método foram baseadas na técnica indiana da Shantala, método milenar difundido no ocidente pelo médico Frederick Leboyer. Mamãe e Bebê é referência no mercado brasileiro nessa categoria.

1995

O Programa Crer para Ver é criado com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino público no Brasil.

1997

Natura Homem tornou-se uma linha completa de cuidados pessoais para o homem, que inclui produtos para perfumação, rosto, corpo e cabelos.

1999

Estabelecemos uma parceria com a Cooperativa do Desenvolvimento Agroextrativista do Médio Juruá, na Amazônia, a primeira feita com comunidades tradicionais.

2000

Lançada nesse ano, a linha Ekos marcou uma fase em que passamos a ser identificados como uma empresa que conhece, pesquisa e utiliza a biodiversidade brasileira de forma sustentável, contribuindo assim para a sua preservação. A linha tornou-se o primeiro pilar na construção dessa premissa, ao inspirar-se na natureza e na biodiversidade. Produzida integralmente a partir de ativos da biodiversidade brasileira, Ekos integra produtos de várias categorias (para cabelo, banho, corpo e perfumação), por meio de um conceito e unidade estética únicos. Os princípios que norteiam o desenvolvimento de produtos da linha são: responsabilidade ambiental, embalagens com menor quantidade de materiais, embalagens recicladas e recicláveis, refis para todos os itens e fórmulas biodegradáveis.

  • Espaço Natura Cajamar

2004

Em 25 de Maio desse ano, abrimos capital na Bovespa – Novo Mercado.

2005

Lançamos o Natura Musical, pois acreditamos que a música é uma expressão de Bem Estar Bem, capaz de aproximar, integrar as pessoas, harmonizar as relações, além de despertar e enriquecer nossos sentidos. A Missão do Natura Musical é valorizar e desenvolver iniciativas que façam da música brasileira um veículo dessa expressão.

2006

A Natura passa a realizar testes com material sintético, encerrando as pesquisas com animais.

2009

Ao completarmos 40 anos, atingimos a marca histórica de 1 milhão de consultoras e consultores.

2010

Refil Reduz, Refil Respeita: implementamos o uso do refil ecologicamente correto, o plástico verde. Todo o plástico utilizado nas embalagens de refis passou a ser produzido a partir da cana-de-açúcar, uma fonte de energia vegetal e renovável, diferente do plástico comum, derivado do petróleo.

Criamos o Instituto Natura para ampliar nossa contribuição à melhoria da educação pública.

Intensificamos a atuação internacional e nosso posicionamento na América Latina com produção local na Argentina, Colômbia e México. Outros países que formam nossas Operações Internacionais são Chile e Peru.

Unindo empreendedorismo e consciência socioambiental, lançamos um modelo comercial inovador no México, no qual Consultores e Consultoras evoluem por meio das vendas e do engajamento em ações socioambientais.

2011

Criamos o Instituto Natura, organização sem fins lucrativos e com sede independente, que nasceu para expandir e fortalecer nossas iniciativas, além de aperfeiçoar os processos internos e as práticas de gestão e governança das ações sociais realizadas. A promoção da educação – um de nossos temas prioritários em sustentabilidade – também é o pilar que fundamenta todas as atividades da nova organização.

10 anos Natura Ekos: a marca lançou novos sabonetes de murumuru, cupuaçu, maracujá e cacau, com 20% até 50% em sua composição de óleos da biodiversidade brasileira, extraídos de ativos fornecidos por oito novas comunidades. Com essa iniciativa, passamos a beneficiar mais 263 famílias, além das 1.714 que já eram parceiras deEkos, mantendo um relacionamento ético e justo com as comunidades, valorizando os ativos da biodiversidade e preservando a floresta em pé.

Lançamento da Revista Natura: 2 milhões de exemplares distribuídos a cada ciclo de vendas no Brasil e nas operações internacionais. Oferece, além do catálogo de produtos, conteúdos editoriais e conceituais.

2012

Programa Amazônia: Lançamento do Núcleo de Inovação Natura Amazônia (NINA).

2013

Lançamos SOU, linha que inovou do início ao fim. Possui fórmula sem excesso, processo inteligente com menos desperdício e uma embalagem com 70% menos plástico, que aproveita até a última gota do que importa: o que tem dentro. Prazer sem desperdício.

Expansão da rede de operações e logística e índice de entrega de pedidos em 48h de 35%.

Aquisição da marca australiana Aesop.

2014

Inauguramos o Ecoparque em Benevides (PA), um complexo industrial que pretende gerar negócios sustentáveis a partir da sociobiodiversidade amazônica e impulsionar o empreendedorismo local.

Recebemos a certificação de B-Corporation e assim reforçamos um movimento global de empresas conectadas para a promoção de uma sociedade mais sustentável. Com isso, a companhia torna-se a primeira B Corp de capital aberto da América Latina e a maior do mundo em receita e número de colaboradores.

Nós fomos selecionados para  compor o Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2014 (DJSI). O DJSI foi o primeiro índice global a acompanhar a performance financeira das companhias líderes globais direcionadas por sustentabilidade, baseada em análises das dimensões econômicas, ambientais e sociais.

Iniciamos a venda de nossos produtos também  através do Rede Natura em todo o Brasil. O Rede Natura é o nosso canal digital a serviço das consultoras, foi desenvolvido para acompanhar as evoluções nas formas e hábitos de relacionamento das pessoas. Com  a venda online,  a atividade de consultoria ganha um novo perfil, as chamadas Consultoras Natura Digital.

2015

Nós fomos selecionados para compor o Euronext - Vigeo EM 70, índice que distingue 70 companhias entre as 900 listadas em países em desenvolvimento. Com base na avaliação da Vigeo, agência europeia líder em avaliar responsabilidade corporativa, as companhias selecionadas apresentaram alto padrão de desempenho em responsabilidade corporativa.

2016

Lojas da Natura começam a ser abertas no Brasil, favorecendo a experimentação de produtos.

Centro de Distribuição São Paulo começa a operar com capacidade total – suas instalações permitem que pessoas com deficiência sejam cerca de 15% do total de colaboradores.

É inaugurada a loja de Nova York.

2017

Natura promove a revitalização da venda direta – chamada de Venda por Relações – e cria novos perfis de consultoras e diferentes oportunidades de progressão no negócio.

Aquisição da empresa britânica de cosméticos The Body Shop.

Última atualização em 2017-12-05T16:25:09