Modelo Comercial

Pela crença no poder da venda por relações, escolhemos a venda direta como forma de distribuição de nossos produtos com a marca Natura.  É um modelo que promove um forte elo entre comprador e vendedor, favorecendo uma experiência de compra individualizada.

No conjunto de nossas operações - Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e França - contamos com mais de 1,7 milhão de Consultoras Natura, que de forma autônoma e não exclusiva, compram e revendem nossos produtos. Para apoiar o negócio de Consultoria, a cada ciclo comercial (geralmente de 21 dias) distribuímos às consultoras um novo catálogo, que chamamos de Revista Natura, com todos os produtos, lançamentos e promoções.

Treinamento continuo, um amplo portfolio de produtos de alta qualidade, amostras e excelência em serviços são diferenciais que oferecemos às consultoras e que colocam a Natura em posição de destaque no canal de venda direta.

Para os produtos comercializados com a marca Aesop, adquirida em março de 2013,  a comercialização dos produtos é realizada, principalmente, por meio de uma rede de lojas próprias na Austrália, Ásia, Europa e Estados Unidos.

Características do nosso modelo de Venda Direta

Consultora Natura (CN)

São revendedoras independentes que compram produtos diretamente da Natura e revendem aos seus clientes da maneira que lhes aprouver. Não existe contrato de exclusividade, não há vínculo empregatício, tampouco exigimos tempo mínimo de associação com a Natura. São antes de tudo consumidoras, que experimentam nossos produtos, conhecem nossos conceitos, e assim sentem-se confiantes e passam a vendê-los, a partir das suas experiências, à toda a sua rede de relações.

 Consultora Natura Digital (CND)

Revendedoras autônomas, que não têm relação de emprego com a Natura e que utilizam o espaço da Rede Natura como plataforma de vendas.

Consultoras Natura Orientadoras (CNO)

Também são revendedoras como as CNs, mas além disto, indicam novas candidatas a tornarem-se CNs, orientando um grupo de consultoras a respeito das promoções do ciclo e canais de atendimento internos da Natura. São trabalhadores autônomas, sem qualquer vínculo empregatício com a Natura.

Ciclo comercial

São períodos de aproximadamente 21 dias em que publicamos uma nova Revista Natura (catálogo),  oferecemos novas promoções, lançamos produtos e oferecermos encontros e treinamentos para as nossas consultoras.

Revista Natura

É o catálogo que contém a maior parte dos produtos do nosso portfolio, assim como o preço sugerido para a venda ao consumidor. É um importante mecanismo de marketing e transmite as nossas crenças e valores, bem como os conceitos de cada linha.

Ciclo do Pedido

É o processo que engloba desde o momento da captação do pedido até a entrega do produto ao consumidor final. A consultora, respeitando um pedido mínimo, realiza seu pedido para a Natura, via website ou via telefone no Centro de Atendimento Natura (CAN), recebe os produtos em sua casa e possui entre 21 e 60 dias para efetuar o pagamento à Natura.  As Consultoras contam com limite de crédito, que evolui em linha com o tempo de casa e com o histórico de pagamento.

Relacionamento com a Consultoras

A cada ciclo convidamos as consultoras para participarem do Encontro Natura, onde as novidades da Revista Natura são apresentadas. Também são oferecidos treinamentos para o conhecimento dos produtos e categorias, os quais impulsionarão o negócio da consultora. Além disso, anualmente as consultoras são reconhecidas pelo tempo de atividade e pelo volume de vendas.

Diferentes formatos de venda direta que adotamos com a marca Natura

Modelo Mononível: Argentina

Nessa modalidade de negócio, há apenas uma cadeia de relacionamento entre empresa e Consultoras Natura (CN).

Modelo Binível: Brasil, Chile, Peru e Colômbia

Nesse formato de negócio, além da comercialização de produtos, a chamada Consultora Natura Orientadora (CNO) pode formar grupos de relacionamento através das suas indicações e, consequentemente, ser remunerada por isso.

Modelo Multinível: México

Modelo denominado “Rede de Relações Sustentáveis”, implantado em 2011. Este modelo possui oito níveis e a evolução das consultoras acontece a partir da atração de novas integrantes para a sua própria rede e promoção de ações socioambientais em suas comunidades. Neste canal de vendas, toda a força de vendas não possui vínculo empregatício com a Natura.

Modelo Digital/ Rede Natura: Brasil

Neste formato as Consultoras Natura Digitais (CND) utilizam a Rede Natura, que possibilita à CND manter sua própria página na internet para se relacionar e comercializar nossos produtos, aliando esse formato à venda direta tradicional e ampliando sua produtividade. Para o cliente, trata-se de mais uma opção para adquirir os nossos produtos, entregues diretamente pela Natura e que podem ser pagos via cartão ou boleto em ambiente seguro.

Modelo comercial adotado com a marca Aesop

A Aesop está presente na Austrália, seu país de origem, e também em países da Ásia, América do Norte e Europa. Para atender aos diversos países que fazem parte de seu mercado consumidor, a Aesop adota vários canais de distribuição:

  • Lojas (signature store):  espaços onde o consumidor adquire os produtos, tem contato com a essência e a história da marca por meio de uma experiência diferenciada e prazerosa.
  • Lojas de departamento
  • Online: aesop.com
  • Estabelecimentos internacionais selecionados: Hotéis, restaurantes e companhias aéreas.

Última atualização em 2015-06-30T11:16:53