Perguntas Frequentes

Qual o procedimento para a compra e venda de ações da Natura?

Para investir em nossas ações (NATU3-BR), é necessário que você entre em contato com uma corretora de valores mobiliários cadastrada na BOVESPA. Ela poderá auxiliar você em todos os procedimentos necessários.

Para encontrar informações sobre corretoras, basta acessar o site da BOVESPA, na sessão “Como Investir”. Para facilitar o acesso a essas informações, também criamos um link no nosso site de relações com investidores (www.natura.net/investidor). Na própria home você irá encontrar um link de acesso rápido, “COMO INVESTIR”, que o encaminhará para essa página da BOVESPA.

Quem é a instituição depositária das ações da Natura e quais as suas responsabilidades?

A instituição financeira depositária das ações da Natura é o Itaú Corretora de Valores S/A e o atendimento aos nossos acionistas é realizado nas agências do Itaú Unibanco.

É papel da Itaú Corretora de Valores S/A atender nossos acionistas para:

  • emissão de extratos de posição acionária;
  • atualização cadastral (logradouro, domicílio bancário, etc);
  • transferência das ações;
  • registro de bloqueios e averbações que recaiam sobre essas ações (acordo de acionistas, caução, usufruto, etc);
  • exercício de direitos (subscrição, dissidência, etc).

Em qual Bolsa de Valores as ações da Natura são negociadas e qual seu código de negociação?

Nossas ações são negociadas apenas na BM&FBOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo), sob código NATU3-BR.

Quais são os tipos e direitos das ações da Natura?

Estamos inseridos no segmento especial de negociação de ações denominado Novo Mercado. Sendo assim, a Natura emite apenas ações ordinárias, que oferecem aos acionistas direito a voto nas assembleias e a tag along, que garante aos acionistas - em caso de reestruturação acionária - receberem 100% do valor acordado com os controladores.

Qual o número de ações que a Natura possui?

A Natura possui 431.239.264 ações.

De que forma posso acompanhar a evolução dos preços das ações da Natura?

A evolução dos preços das nossas ações pode ser acompanhada por meio do nosso site de relações com investidores. Basta acessar na home a sessão Cotações. Caso queira comparar nossas ações com outros índices, como o Ibovespa, basta acessar ainda na home a sessão Gráfico Interativo. As cotações tem defasagem de 15 minutos.

Como proceder para receber informações sobre a posição acionária?

Para que você tenha acesso a sua posição acionária no caso de você não ser um correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita por meio de um portal exclusivo para os acionistas no site Investshop Itaú (www.investshop.com.br/acionistas), basta seguir o passo a passo informando os dados solicitados e, ao finalizar a consulta estará disponível.

Caso você seja correntista dos segmentos Itaú, Uniclass e Personnalité, acesse sua conta no www.itau.com.br, e no menu Investimentos estará disponível para consulta as informações quanto às suas Ações Escrituradas pelo Itaú e Posição Acionária.

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com nossa equipe de relações com investidores, por meio do nosso site de relações com investidores, na sessão “Fale com o RI”, ou por meio dos fones: (11) 4446-2000 / 4571-7786.

Como conseguir o informe de rendimento para o imposto de renda de acionista PF?

As ações da Natura são escrituradas pelo Banco Itaú.

Os Acionistas Pessoa Física podem obter as principais informações para o controle dos seus investimentos – como, por exemplo, a posição acionária, extrato de movimentação, aviso de pagamentos, informe de rendimentos e boletim de subscrição- por meio da internet:

Para os correntistas do Itaú, Uniclass e Personnalité, para consultar essas informações, basta acessar sua conta no www.itau.com.br. No menu Conta Corrente está disponível o Informe de Rendimentos e no Menu Investimentos as demais consultas de suas Ações Escrituradas pelo Itaú.

Caso você não seja correntista do Banco Itaú, a consulta pode ser feita através de um portal exclusivo para acionistas no site Investshop Itaú (www.investshop.com.br/acionistas). Neste caso, basta informar os dados solicitados, seguir o passo a passo, e ao final do processo, sua consulta já estará disponível.

Para esclarecer dúvidas ou ter mais informações, entre em contato com a equipe de Relações com Investidores da Natura, ligue para 4446-2000 / 4571-7786.

Qual o processo de alteração de cadastro dos acionistas?

Nossos acionistas podem alterar seu cadastro sempre que necessário ou desejado. Para isso, basta procurar o Banco Itaú S. A, através de qualquer agência ou nas Agencias Especializadas em Valores Mobiliários.

O acionista pessoa física deve portar o modelo de alteração cadastral preenchido, juntamente com os seguintes documentos:

  • cópia autenticada do documento de identidade;
  • cópia autenticada do CPF;
  • cópia autenticada do comprovante de residência;
  • cópia simples do comprovante de domicílio bancário do acionista.

O acionista pessoa jurídica deve ter em mãos o modelo de alteração cadastral preenchido e assinado por todos os representantes da empresa, juntamente com os seguintes documentos:

Para acerto de cadastro com o campo “CPF” ou “CNPJ” zerado, o acionista deve apresentar um comprovante de titularidade das ações. A alteração de cadastro dos acionistas é responsabilidade do próprio acionista juntamente com o Banco Itaú S. A. Manter os dados e endereços atualizados garante o recebimento de informações sempre atualizadas.

Endereço: cópia autenticada, ou abonada, do cartão CNPJ ou da ata de alteração contratual onde consta à mudança;

Opção de crédito: cópia do comprovante do domicílio bancário.

Como é a distribuição de dividendos da Natura?

Em atendimento a Lei das Sociedades por Ações – que permite que o estatuto social de uma companhia especifique o percentual mínimo do lucro líquido do exercício a ser pago aos acionistas a título de dividendo obrigatório, ou, ainda, pago sob a forma de juros sobre capital próprio, nosso dividendo obrigatório foi fixado em nosso Estatuto Social. O Estatuto Social estabelece um percentual não inferior a 30% do lucro líquido anual ajustado na forma da Lei das Sociedades Anônimas.

Adicionalmente, em 17 de março de 2004 o Conselho de Administração adotou uma política indicativa de distribuição de dividendos de no mínimo 45% do lucro líquido ajustado. A política de dividendos não impede a Companhia, no entanto, em determinadas circunstâncias, de declarar dividendos inferiores a 45% do lucro líquido ajustado.

Além disso, o Conselho de Administração da Natura pode recomendar aos acionistas que aprovem o pagamento de dividendos adicionais provenientes de outros recursos legalmente disponíveis para distribuição.

Para mais informações em relação à política de dividendos da Natura acesse: Códigos e Políticas.

O que são juros sobre capital próprio?

Juros sobre o capital próprio são os juros calculados sobre o patrimônio líquido das companhias pago ou creditado aos acionistas com base na TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) divulgada periodicamente pelo Banco Central, e estão sujeitos a determinadas limitações impostas pela legislação fiscal vigente.

De acordo com a legislação tributária, as companhias brasileiras estão autorizadas a deduzir os pagamentos e/ou créditos aos acionistas de juros sobe o capital próprio do cálculo do IRPJ e da CSLL apurados.

O que são as assembleias gerais ordinárias?

São assembleias realizadas no máximo em até 4 meses após o encerramento do exercício. Elas podem ser convocadas pela diretoria para diversos fins, como verificação de resultados, eleição do conselho fiscal da diretoria e discussão e votação dos relatórios de diretoria.

Todos os acionistas da Natura podem participar das assembleias e têm o direito de votar.

Para se manter informado sobre as datas das assembleias, acesse o site de relações com investidores da empresa e acompanhe a sessão Agenda de RI.

Onde posso encontrar os resultados financeiros da Natura?

Nossos resultados financeiros estão disponíveis no site de relações com investidores da empresa, na sessão de Informações Financeiras. Lá você encontrará nossas Demonstrações Financeiras, os Comentários de Desempenho, Press Releases de Dividendos, Relatórios Anuais, Prospectos e Outros Arquivamentos CVM.

De que forma posso entrar em contato com a Área de Relações com Investidores da Natura?

Você pode contatar nossa área de relações com investidores:

pelo nosso site, na sessão Fale com o RI. Lá você encontrará um campo para enviar seu recado/dúvida.
por e-mail ou via fone:
PABX: (11) 4446-2000
Telefone: (11) 4571-7786
E-mail: relacoescominvestidores@natura.net

Última atualização em 2015-06-19T15:03:21